RSS

Mohamed Bouazizi o timoneiro da revolução.

07 Mar

Vendo todos os dias as notícias, um dos temas centrais são as manifestações de desagrado das populações do norte de África para com os ditadores que governam os seus países, manifestações que actualmente na Líbia já se podem considerar uma guerra civil.

Mas como é que isto tudo começou?

Túnisia… Foi aqui que tudo começou. A população exausta da opressão do seu presidente Ben Ali, veio para a rua e manifestou-se contra aquele que durante 23 anos governou o seu país, a revolução ficou apelidada de Revolução de Jasmim. Algumas das razões pelo qual o povo se manifestava eram o excessivo aumento dos preços dos alimentos básicos, elevado desemprego (14%), más condições de vida da maior parte da população tunisina e da corrupção do governo. Diz-se que Ben Ali meteu ao bolso milhares de milhões de euros dos tunisinos, por exemplo um tunisino que cria-se uma empresa tinha de dividir parte dos seus lucros com Ben Ali.

Mohamed Bouazizi…

Bem… no título deste post eu referi-me a Mohamed Bouazizi como o timoneiro na revolta da população e a verdade é que por um acto de desespero e tresloucado Bouazizi iniciou a revolta da população Tunisina.

Bouazizi ganhava a vida na sua banca ambulante a vender fruta e legumes, o dinheiro que ganhava, cerca de 7 euros dia, partilhava-o com a mãe e ajudava a pagar a universidade à irmã. Certo dia as autoridades tunisinas confiscaram a sua banca dando como justificação a falta de licença, a verdade é que na Túnisia os vendedores de rua com carrinho não precisam de licença para vender. Para receber de volta a sua banca Bouazizi tinha de dar dinheiro ás autoridades (sinal da corrupção por ali vivida), o indefeso vendedor dirigiu-se à sede do governo regional para tentar defender o seu caso, não teve sorte e teve como não a resposta ás suas esperanças de reaver a banca sem ter de pagar subornos, a revolta foi muito, para alimentar a revolta Bouazizi ainda foi humilhado por uma funcionária do governo regional que deu-lhe uma chapada e cuspiu-lhe na cara. Bouazizi foi-se embora mas voltaria, voltaria para se auto imolar em frente ao governo. Munido de gasolina, Bouazizi deu um banho a si próprio de gasolina e ateou fogo. Antes deste acto Bouazizi deixou uma mensagem no facebook “Estou viajando mãe. Perdoe-me. Reprovação e culpa não vão ser úteis. Estou perdido e está fora das minhas mãos. Perdoe-me se não fiz como você disse e desobedeci suas ordens. Culpe a era em que vivemos, não me culpe. Agora vou e não vou voltar. Repare que eu não chorei e não caíram lágrimas de meus olhos. Não há mais espaço para reprovações ou culpa nessa época de traição na terra do povo. Não estou me sentindo normal e nem no meu estado certo. Estou viajando e peço a quem conduz a viagem esquecer.” In wikipedia.

Bouazizi não morreu logo ali, ficou ainda em coma durante 18 dias, mas viria a falecer. Uma das imagens mais chocantes de toda a revolução na Tunísia foi quando Ben Ali foi visitar Bouazizi ao hospital, a única intensão de Ben Ali nesta visita era de acalmar o povo, dando um ar de preocupação para com os mesmos. No funeral estiveram presentes 5000 pessoas.
A população saiu para a rua e mais tarde Ben Ali viria a deixar o governo.

Fotografia da visita de Ben Ali a Bouazizi

O acto de Mohamed Bouazizi revelou todo o desespero e sofrimento que a população tunisina vivia. Não acredito muito no destino, mas a verdade é que parece que o destino pregou uma partida ao ditador Tunisino que actualmente luta pela vida depois de terem sido diagnosticados 2 cancros.

Mohamed Bouazizi é um nome a reter, serão esperadas muitas estátuas pelo país deste inocente jovem de 26 anos que deu inicio á libertação de muitos povos mergulhados na opressão, tirania, ganância, corrupção…


na imagem Mohamed Bouazizi

 

Deixe uma Resposta

 
