RSS

20 anos de massa crítica, 9 anos em Portugal

27 Set

Quem quiser saber mais sobre a massa crítica basta (MC) clicar aqui, não vale a pena eu estar a fazer copy+paste do texto.

Sou um amante de bicicletas e sempre que posso pego na minha pedaleira e vou dar uns passeios por Lisboa ou vou para o trabalho nela!

Já fui a muitas MC e vou continuar a ir, é preciso na minha opinião alertar as pessoas que as bicicletas também são trânsito, já tive situações caricatas a andar de bicicleta em plena capital que davam para fazer um documentário bem longo! Desde pessoal a ultrapassar-me e depois travarem de repente para que eu bata contra eles, autocarros a fazerem grandes razias e pessoal a mudar de direcção sem sequer preocupar-se com o ciclista, tenho muito mais histórias que posso apelidar de rocambolescas.

Os acessos para as bicicletas são péssimos, apesar de estarem a melhorar confesso.
Hoje passei pela primeira vez na avenida da liberdade, foi desenhado no alcatrão uma via para bicicletas, louvo a medida sem dúvida mas a estrada podia estar um pouco melhor, quem passa numa bicicleta com amortecedores provavelmente não nota muito, mas eu e muitos que passam numa bicicleta de roda fina e sem amortecedores é preciso ter alguma técnica para não “aleijar” a nossa amiga de 2 rodas, mas mais uma vez volto a dizer que louvo a medida.

Outra questão que acho pertinente é não poder transportar durante o dia a bicicleta no metro, só a partir das 20h nos dias de semana e o dia todo ao fim de semana. Por um lado compreendo em certa parte, nas horas de ponta o metro as vezes vai muito cheio, mas em outras alturas do dia vai quase vazio. Pah restringiam entre por exemplo as 8:30 e 9:30 e as 17:30 e 19:00. Eu ponho esta questão porquê? Porque Lisboa é conhecida como a cidade das 7 colinas e as vezes queremos ir para uma zona onde a inclinação é grande e é útil por exemplo ir de metro para não chegar todo transpirado e mal cheiroso a esse local, como é o exemplo do trabalho, o regresso já seria a descer!

Lisboa não é a melhor cidade do mundo para usar a bicicleta como meio de transporte por causa das questões de altimetria, mas podiam compensar isso com melhores condições e principalmente sensibilizando o transito (carros, motos, transportes publicos, taxis…) que AS BICICLETAS TAMBÉM SÃO TRÂNSITO!

Fica aqui o grupo do Facebook da Massa Crítica de de Lisboa

E até amanha

 

Deixe uma Resposta

 
